O genial Jim Carrey!

Eu sei já vou tarde, mas ontem vi um documentário de 2017 na Netflix...

"Jim & Andy: The Great Beyond" é um documentário sobre as filmagens do filme "Homem na lua", onde Jim Carrey interpreta a vida do ator comediante Andy Kaufman. Carrey estava no auge de sua carreira, e abandonou qualquer tipo de ego (há muito que não precisava de ir a castings para ter um papel) e fez um vídeo caseiro para conseguir o papel de Andy Kaufman (o realizador Milos Forman, não o queria). Conseguiu o papel e passou a ser o falecido ator Andy Kaufman 24h sobre 24h, enquanto durou as filmagens do filme biográfico. Os bastidores complementam o filme (que coincidentemente foi por causa desse filme (e do "The Truman Show") que comecei a gostar dele, nunca gostei dos primeiros filmes dele) e são o verdadeiro tributo à obra de Kaufman.
Andy Kaufman era surreal trabalhava com as emoções da plateia e para ele não interessava se o seu público estava a rir com ele ou a gozar com ele, importante era ter uma reação, ele continuava a “piada” mesmo longe das câmaras fazendo com que quem estivesse ao seu lado não percebesse se ele estava em personagem ou a "falar a sério".

Este documentário mostra o lado criativo, genial, louco e sombrio de Jim Carrey (é assim que o vejo)... existem dois momentos que comprovam isso, o primeiro é quando ele se veste pela primeira vez de Tony Clifton (um personagem criado por Kaufmann, um cantor de Las Vegas arrogante, prepotente irritava todos à sua volta); o outro momento é quando decide irritar o lutador Jerry Lawler, que faz dele mesmo no filme (Lawler e Kaufman eram muito amigos, mas na frente do público e camaras eram rivais), Carrey quis manter a rivalidade e apoquentou e provocou imenso o lutador nos bastidores (ao ponto de o lutador ameaça-lo varias vezes) até que Carrey conseguiu ser “lesionado” por Lawler e assim reproduzir no filme, de forma bastante real, um dos momentos clássicos de Kaufman.

Carrey nunca saiu do personagem e criou um ambiente muito estranho ao ponto de o produtor pedir ao Andy para dar recados ao Carrey. Por vezes o ator cansava e desgastava todos os que estavam nos bastidores (só mesmo vendo o documentário é que vão compreender o quão ele era genial/ chato nos bastidores), ele entrou de tal forma no personagem que pessoalmente afetou-o e marcou-o profundamente, o filme e a interpretação de Kaufman foram um marco muito importante na vida de Jim Carrey, o ator explica que sofreu quando teve de regressar a ele e deixar "o mundo de Andy" para trás, foi um processo longo e complicado. Ironicamente o documentário mostra-nos o verdadeiro Jim Carrey. Com este filme ele começou a deixar o Carrey sempre bem humorado (dentro e fora dos filmes) isso vê-se nos filmes seguintes como "Despertar da mente" um filme mais sério e profundo.

É um documentário muito alucinado e muito bom e só tenho pena de o ter visto agora (apenas um conselho leiam um pouco sobre Andy Kaufman, se não o conhecem) vi o filme "Homem na lua" e foi um filme que marcou porque passei a gostar do Jim, mas na altura que o vi nunca me foquei no Andy verdadeiro que ele interpretou!
 

3 comentários:

  1. O Andy foi o primeiro artista performer a usar a televisão como ferramenta de trabalho. Este filme é simplesmente genial. Vou já procurar o documentário na Netflix. Gostei do texto. Obrigado :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo seu feedback. Gosto muito do seu trabalho como artista plástico. :)

      Eliminar
    2. Obrigado eu:) vi o doc e é genial!

      Eliminar