O tão famoso artigo 13...

Esta semana o tema "quente" foi o artigo 11 e 13, leis que estão em preparação na UE para regulamentar os direitos de autor e bastou alguns vídeos sensacionalistas de alguns youtubers portugueses e não só (basta colocar na pesquisa do youtube "artigo 13" e aparece um número enorme de vídeos sobre o assunto (alguns mais sensacionalistas do que outros)) para perceber que isso abalou algumas pessoas que vivem de plataformas digitais, e principalmente fãs de alguns youtubers (...realmente, a forma como os YouTubers se exprimem é alarmante, há relatos de pais que tiveram que acalmar os filhos em pranto no fim de ouvirem os seus ídolos a dizer que os seus canais vão acabar. A lei pode realmente mudar muitas regras, mas nem a Internet vai acabar, nem os produtores de conteúdo vão desaparecer!...).

Pois bem a internet não vai desaparecer... Mas vai mudar!

Eis aqui dois textos que esmiúçam o assunto sem alarmismos (clicar na frase para ler os artigos na integra):
O monstro do Artigo 13 e o fim da Internet

A verdade é que os artigos 11 e 13 (que vão entrar em vigor no princípio de 2019) servem essencialmente para proteger dados. No meu caso possivelmente os posts que publico neste blog com fotografias/ imagens/ vídeos serão bloqueados porque não são da minha autoria, não foi dada permissão para a partilha mesmo estando publicados na internet (tenho até uma nota de rodapé do blog que avisa isso). Não tenho ganhos nenhum com este blog, apenas serve para partilhar os meus gostos e opiniões com quem o lê por isso este artigo não vai afectar-me, apenas limitar-me.
Agrada-me a ideia de haver mais limitações na internet? Não, mas acredito que os artigos sejam justos para quem é criador de conteúdos (fotografia, vídeos, textos, etc)  e vê muitas vezes o seu produto ser explorado por outros.
Estes artigos estão bem construídos? Não, deixam muitas questões em aberto principalmente para quem vive do YouTube, do blogger, do instagram, Facebook etc... É há  inúmeras perguntas que têm de ser respondidas antes deste artigo entrar em vigor! De todos os vídeos que vi o mais realista é sem dúvida o da Bumba na fofinha, que questiona as pontas soltas que o artigo 13 tem

Depois de muito ler e ver vídeos fiquei sem grandes esclarecimentos apenas perguntas em aberto tal como no vídeo da Bumba mas concordo (e quero acreditar) com aquilo que escreveram no site Pplware: Havendo uma restrição, é certo que seremos prejudicados na quantidade e, possivelmente, na qualidade de conteúdo online que vamos ter à nossa disposição… mas num mundo tão global e que se transforma de uma forma tão rápida, iremos, certamente, encontrar alternativas.

No meio de isto tudo o único medo que tenho é o da censura e pensar que podemos ter uma internet demasiado limitada fazendo lembrar a de alguns países onde a liberdade de expressão é sujeita a censura. Fica apenas uma pergunta: estamos a regredir? 

2 comentários:

  1. Música Portuguesa Muito Boa!!!
    https://we.tl/t-nQvqgloBRC

    ResponderEliminar
  2. Link correcto sorry!
    https://wetransfer.com/downloads/944c2f6a9d19348274c059eef7b55b7f20181203171037/9b2755132259916973236fc924e9869520181203171037/fe5c29

    ResponderEliminar