Filmes dos anos 90 que "ensinaram" a geração de 80...

A minha adolescência começou nos anos 90, alguns destes filmes vi-os pouco depois de saírem para cinema outros vi um pouco mais tarde.
Apesar de alguns serem violentos ou um pouco "hardcore" devido a algumas cenas mais explicitas (sexo, drogas e violência), acho francamente que me fizeram ter uma perspetiva da vida bem menos naïf e bem mais informada sobre os caminhos que devemos ou não tomar.
Na minha opinião acho que assim que haja maturidade deve-se mostrar um pouco a crueza e a maldade do mundo que nos rodeia. Para minha sorte, eu só vi esse "mundo" na tela de um cinema ou na televisão as vezes as escondidas da minha mãe e acredito que foi um dos contributos para a minha maturidade e para o meu discernimento e saber quais os caminhos que devia seguir...
 
 
Clube dos Poetas Mortos (1989)

É de 1989 mas vou inclui-lo neste post porque vi-o na década de 90, foi um filme que na altura me emocionou mas que não lhe retirei de imediato nenhuma lição...
Contudo já foi visto e revisto como outros deste post e há sempre uma moral que se tira! É um dos meus filmes favoritos do Robin Williams.
 
O Deus das Moscas (1990)
 
Do Nobel, William Golding, o livro “O Deus das Moscas” foi publicado em 1954 e adaptado para o cinema em 1963 e 1990. A história mostra-nos o regresso ao “eu” mais selvagem, uma alegoria ao que de mais tenebroso e obscuro tem o comportamento humano. Vi na escola.

Kids (1995)

Vi uma critica que dizia "É uma versão de "O senhor das moscas" com skates, óxido nitroso e hip-hop". Vi na escola porque é fácil falar das drogas, da violência, da sexualidade ou da doenças sexualmente transmissíveis, mas uma imagem (ou um conjunto delas) vale por mil palavras em modo sermão!

 
Beleza Roubada (1996)
 https://vimeo.com/70673055 (filme completo)
O primeiro amor, o primeiro beijo e as férias de verão... Tudo com uma das bandas sonoras melhores!
Tem 2 atores que gosto muito Jeremy Irons e Rachel Weisz.
 
Trainspotting (1996)
... o que é a droga? Caramba, há filmes que nos marcam tanto que nos lembramos logo onde o vimos, este foi um deles, vi na rtp2 as escondidas da minha mãe.
Tem também o Ewan Mcgregor <3


A vida é bela (1997)
 
Na vida temos sempre ver o copo meio cheio... Chorei do principio ao fim, depois deste só mesmo o "Tigre a Neve" (também do Benigni) que é dos filmes mais românticos que vi...


Tudo sobre a minha mãe (1998)

Este foi o  primeiro filme que vi de Almodôvar, tornei-me fã do seu género, que acho bastante peculiar...
Hoje se visse uma cena que fosse de algum dos filmes dele bastariam alguns minutos para saber que o filme era do Almodôvar, há tantas particularidades dele em todos os seus filmes que diria que são pessoais e intransmissíveis.
Os filmes dele são quase terapêuticos, nem sei explicar mas quando me sinto mais em baixo é num filme dele que me refugiu-o


Fight Club (1999)
 
Daqueles filmes que nos faz ver e rever e têm sempre uma interpretação diferente... E a banda sonora é quase 40% do filme, sem ela o filme não teria tanto carisma!

1 comentário:


  1. Vi há dias um filme Alemão que adorei.
    A história é sobre uma investigadora universitária a quem é emprestado um humanoide que foi programado para ser o homem perfeito para ela. A ideia é no final ela fazer um relatório sobre a sua experiência. No início ela tratou-o como uma máquina e até o colocou a ‘dormir’ na lavandaria. Depois ficou apaixonada mas mesmo assim não recomendou que os humanos pudessem simplesmente ter um parceiro que lhes fizesse todas as vontades e os enche-se de elogios.

    Trailer:
    https://www.youtube.com/watch?v=ARxpqS9DQyA&t=2s

    Podes vê-lo neste link:
    https://drive.google.com/file/d/1VWQaeuWpbEdKQ5HYJWsTrWwHoAt4FxX9/view?usp=sharing

    ResponderEliminar