Porto... (Casa da Música)

Convidaram-me a ir ao Porto no passado fim-de-semana e não podia recusar apesar de andar a mil por causa da tese e por isso as ausências tão prolongadas aqui no blog! 
Vivi quase um ano no Porto e foi o sítio que mais gostei de viver no Norte, adoro aquela cidade e se me tirassem de Lisboa era para lá que ia!
Fui rever a cidade, o Bolhão, a Rua de Santa Catarina, os Aliados, os Clérigos, almoçar na rua das Flores e adorar o rio Douro na Ribeira. Infelizmente não tive tempo para ir ao Museu de Serralves tenho saudades daquele museu e do jardim e também não consegui visitar o Parque da Cidade (que ainda não conheço), mas convenceram-me a ir a uma visita guiada à Casa da Música, confesso que fui renitente, já lá tinha ido a um concerto/ festa e para mim uma sala de espectáculos não justifica uma visita guiada, mas garanto que vale a pena perceber a história, a construção (vidro, betão e alumínio), o porquê dos materiais todos e perceber toda a contextualização do edifício, que é lindo por dentro! Se tiverem oportunidade façam uma visita guiada que para além dos espectáculos também vale a pena apreciar a arquitectura.
Deixo algumas fotos da Casa da Música (as restantes fotos que tirei são meros "postais" do Porto que já todos conhecemos)...
 
A sala de espera VIP, onde supostamente os convidados mais ilustres aguardam pelos espetáculos (péssimo em dias de calor), com uma vista privilegiada para os Aliados...
Os azulejos são lindos e pintados a mão.

A altura improprio para pessoas com vertigens! Felizmente não sofro disso...


A Casa da Musica é labiríntica e tem imensas salas...
Os ângulos das paredes e a conjugação do alumínio, betão e vidro são fantásticos.
A Sala Suggia (sala principal) o nome presta homenagem à violoncelista portuense Guilhermina Suggia (que basicamente mandou a regras da época às ortigas e começou a tocar violoncelo de "perna aberta", relembro que na primeira metade do século XX as senhoras eram obrigadas a tocar de lado, o que devia ser muito incomodativo, um pouco como na equitação onde também havia a obrigação das mesmas andarem a cavalo de lado porque as regras de "bom tom" assim o exigiam).
Os órgãos são meramente decorativos e a sala é forrada a pinho finlandês (bom para a dispersão do som) e ouro (7kg de folha)



 Luz, há imensa luz graças aos vidros
Havia mais salas mas estava muito escuro e as fotos não estavam em condições.
 
E vocês já lá foram? O que acharam?
 
 

1 comentário:

  1. Olá Ana!

    Só estive à porta da casa da Música e nunca lá dentro.
    O parque da cidade é muito bonito e a poucos minutos a pé de onde estiveste.
    Não deixes passar a oportunidade na próxima vez.

    ResponderEliminar