Diário Fotográfico...




A minha vida tem sido um verdadeiro corropio, mas francamente já nem me vejo sem ele, saímos sempre cedíssimo de casa e entro, sempre, tarde!



O Natal chegou... mesmo antes de Novembro! Odeio precipitações. 

Na quarta-feira fui ver a peça "As Centenárias" e adorei! Para vos ser franca ia um pouco de pé atrás apenas porque me tinham dito que as actrizes tinham optado por manter o sotaque do nordeste do Brasil presente no texto original (é do brasileiro Newton Moreno), na minha ignorância achei isso ridículo, primeiro porque a maioria dos actores portugueses que o tenta fazer numa ou noutra altura perde o sotaque e fica uma coisa mesclada e sem qualidade e segundo porque as actrizes eram portuguesas e estamos a mostrar a peça em Portugal e por isso não me fazia sentido isso de manter o sotaque. Mas as actrizes são simplesmente fantásticas o sotaque esteve serrado durante a peça toda e depois se fosse traduzido para português de Portugal perder-se-ia muitos maneirismos, trocadilhos e piadas do texto. As 3 actrizes são simplesmente fantásticas e a peça é fabulosa, há muito que não via uma peça tão boa, aconselho a todos a irem ver, só estará no Teatro Meridional até 10 de Novembro.

Pormenores da minha escola.

O dia dos mortos! 
O dia 1 de Novembro está-me na memoria como o dia de ir ao cemitério por tradição lembro-me de passar neste dia perto dos cemitérios e ver sempre imensas vendedoras de flores a porta e o dia do Pão por Deus eu e as crianças do meu bairro íamos todos tocar as portas e pedir o Pão por Deus, no meu melhor ano ganhei 500$ (2.50€), nos outros ganhava algumas moedas e muitas guloseimas que dava para imenso tempo porque até nem era muito gulosa. Ir aos cemitérios nunca foi algo que cá em casa se fizesse não temos a tradição de venerar os mortos, quanto ao "Pão por Deus" infelizmente de alguns anos para cá foi estranhamente substituído pelo Halloween e agora definitivamente destruído com a "abolição" do feriado de 1 de Novembro! 



Peguei nesta embalagem e recuei 20/25 anos, isto era algo que a minha mãe comprava muito no comercio tradicional de Lisboa! 

Lembro-me na infância de ir aquelas lojas tão típicas da Av. Almirante Reis comprar este tipo de "acessórios", lembro-me das funcionarias estarem sempre muito bem vestidas atrás do balcão a atender as clientes com imensa educação. 

Desta vez fui eu a comprar, infelizmente não foi numa dessas lojas, mas fica o melhor de tudo é que é produto 100% Português. 



Esta semana fui, também, visitar o museu do Azulejo, há muito que me falavam dele e estava curiosa para o visitar, até porque estava também uma exposição de Cerâmica de Miquel Barceló

O Museu é fantástico e a exposição está muito bem inserida nos vários espaços do Museu. Foi juntar o útil ao agradável!
Duas peças do Barceló magnificamente enquadradas no Museu
A Igreja Barroca
Azulejos arte nova, o verde com gafanhotos é do Bordalo Pinheiro

Uma das peças do Barceló


O sábado na escola...

De visita ao CAM


O detergente ideológico de Emília Nadal
O Circo de José de Guimarães
Apanhada!
Amadeo de Souza-Cardoso

Parede em frente ao CAM


O fim-de-semana foi estranhamente ocupado por coisas que em nada são descanso, mas tive tempo para programar o Novembro e para passear um pouco!
O por-do-sol sempre na melhor companhia...
Brincar com as luzes
O caminho para o céu... 
(clicar nas fotos para ficarem maiores)

2 comentários:

  1. Fui ver ontem a peça 'As centenárias' e adorei!
    A início não estava 100% convencido com o sotaque anasalado da carpideira mais nova, mas depois com as canções, rezas e o fluir do texto fiquei apaixonado.
    A actriz 'contratante' é completamente fantástica!
    Adorei como as centenárias fintaram a morte.

    Obrigados e continuação de bons posts.

    ResponderEliminar