Almodóvar ensinou-me muito sobre a vida que eu nunca vivi!


Em conversa com alguns amigos disse algo que todos me questionaram, afirmei que Pedro Almodôvar ensinou-me a vida que eu nunca vivi, o que eu quis dizer é que as temáticas que ele apresenta nos seus filmes são tão fortes, complexas e despudoradas que me ensinou a ver que há muito mais mundo do que aquele eu vivo! 

O primeiro filme que vi do realizador foi "Tudo sobre a minha mãe" (1999), era adolescente e nem sabia ao que ia, mas lembro-me de ter chorado muito e ter sentido que me deram um murro no estômago porque os personagens são fortíssimos, o drama intenso e o enredo viciante e verosímil, a partir dai procurei o mais que pude sobre ele, li 2 guiões (A lei do Desejo (1987) e Carne Viva (1997)) que optei por não ver em filme (porque tive medo de me desiludir) e aluguei cassetes VHS dos filmes que já tinham saído, hoje tenho em dvd quase todos os filmes dele.

Pedro Almodôvar atualmente é dos realizadores mais conhecidos de Espanha, o seu estilo é inconfundível com representação do feminino e do seu poder como ponto principal em grande parte dos filmes, mas também com um toque cómico-dramático que é complementado com temas bastante complexos como a pedofilia, a morte, a sida e a toxicodependência, a maternidade complicada e a paternidade ausente, o amor e o ódio, a homossexualidade, a mudança de género e o transformismo, tudo é tratado de forma simples como na vida real sem qualquer estereotipo ou preconceito adjacentes.

A estética também é algo que me marcou muito nos filmes de Almodôvar, de tal forma que em muitas alturas quando penso em Espanha idealizo-a nas cores e nas paisagens que aparecem nos filmes dele…

Amanhã vai estrear um novo filme dele “Dor e Gloria”, pelo que li é o mais autobiográfico do realizador (António Banderas que faz de realizador até tem um estilo e corte de cabelo muito parecido ao de Almodôvar) alguns críticos dizem mesmo que este pode ser o ultimo filme dele, na minha opinião não acredito, ou melhor não quero acreditar que seja o ultimo dele...
Fica o trailer!
 Alguém desse lado que também goste do Pedro Almodôvar?

1 comentário: