o que ando a ver e a ler...

Como disse aqui (link) neste post, estou numas férias forçadas e prolongadas, e como é óbvio tempo não me tem faltado, tempo esse que uma pessoa tenta fazer render de uma forma útil 🙄!
Tenho visto muitas séries e lido alguns livros.

Os meus favoritos destes últimos meses:
The Handmaid's tale (livro e série)


Foi o primeiro livro que acabei nestas "férias forçadas" e devo dizer que ao contrário do que tem sido comum preferi a série. Sei que a história não é novidade mas só agora a vi (o livro saiu em 1985 e a série estreou 2017)
O livro e série contam a história de Offred que vive numa sociedade totalitária onde as mulheres são consideradas propriedade do Estado, numa das castas desta sociedade elas são escravas sexuais (a protagonista pertence a esta casta) que têm como objetivo único o de procriar para casais de outras castas "privilegiadas".
Pessoalmente gosto muito de livros que retratam distopias, este livro (e série) não foi exceção, no entanto deixou-me muito incomodada devido às cenas de assédio sexual, violência e abuso contra as mulheres. 
“Agora eu estou acordada para o mundo. Eu estava dormindo antes. Foi assim que deixamos acontecer. Quando aniquilaram o Congresso, não acordamos. Quando culparam terroristas e suspenderam a Constituição, também não acordamos. Disseram que seria temporário, mas nada muda instantaneamente.” 
Após terminar o livro, vi num ápice as 2 temporadas da série e no fim fiquei com 2 sensações a 1ª e mais presente foi o MEDO, medo de ser mulher, medo de viver numa sociedade igual a retratada, medo que a ficção passe a realidade (infelizmente não acho disparatado este medo) e desconforto, lembro que a escritora baseou-se em factos reais para criar uma distopia, ou seja em alguma parte do mundo existem mulheres que sofrem aquilo que as personagens femininas deste livro sofrem, é possível ficar indiferente sobre isto??? A 2ª sensação foi a de orfandade e se é mau este sentimento perante o fim de um livro imaginem este sentimento em dobro, é que acabei de ler o livro e passei de imediato para a série.
A 3ª temporada já está quase a estrear e já tem trailer, e estou ansiosa para ver...
Alguém desse lado que esteja ansiosa para ver a 3ª temporada?

The Crown (série)


Foi a 2ª serie que vi nestes últimos 3 meses, precisava de descansar da violência da série anterior e achei que era a ideal, e acertei! 
Basicamente é a biografia de Elizabeth II a Rainha "do império Britânico". Devo dizer que me surpreendeu pela positiva e permitiu-me humanizar uma pessoa que todos nos conhecemos, permitiu também conhecer e perceber de outra perspetiva alguns factos históricos, mundiais e importantes. A série tem atores fantásticos, sei que já não é novidade mas se não viram aproveitem... 
A 3ª temporada já está a ser filmada, com novos atores (porque as pessoas envelhecem... até as rainhas e os reis) ainda não há trailer, mas já há fotos com os novos atores!

Sharp objects (livro e série) 


Iniciei-me na escrita de Gillian Flynn com o livro "Objetos cortantes" ("Sharp objects" é o titulo original que também da nome a série). Confesso que comecei a ler o livro e a ver a série por ver tantas opiniões positivas, no instagram sobre a interpretação da atriz Amy Adams na serie. Fui procurar algumas opiniões no youtube e era unânime todos diziam bem da serie e do livro. Ainda não me habituei a escrita de Gillian, mas sei que é uma questão de tempo (até porque recebi um 2º livro dela no meu aniversario). Ainda não acabei ambos mas do pouco que vi e li estou a gostar...

Chernobyl (série)

Finalmente uma série que é novidade. Estreou no princípio deste mês e devo dizer que ando a tentar evangelizar todos para a verem, porque é perturbador perceber que tudo o que esta minissérie retrata foi real e há apenas 33 anos. Está muito bem classificada no imdb com 9.6 (numa escala de 0 a 10). Quando a vejo percebo que efetivamente existe pouquíssima informação e dados históricos, não sabemos quase nada sobre este desastre que matou milhares... Quanta leviandade, mentira e talvez ingenuidade houve nas horas seguintes?
O trailer...

Uma gaiola de ouro (livro)

Sou fã da escritora Camilla Lackberg e das aventuras policiais na pequena cidade sueca "Fjällbacka". No entanto a escritora lançou um livro em Abril que nada tem a ver com a serie que a celebrizou. O novo livro da escritora é um thriller psicológico no feminino que conta a história de vingança de uma mulher, com um passado duvidoso, que foi destruída pelo marido...
Tinha duvidas quando li a sinopse do livro, mas a formula magica que Camilla usa na sua escrita está lá... Li o livro em 24h e devo dizer que o fim é fantástico e imprevisível.
 
Algumas sugestões para livros e series???

Sem comentários:

Enviar um comentário