1# os meus livros...

Tenho tido imensas fases relativamente a leitura. 

Na minha infância a minha mãe, uma leitora muito assídua, sempre me deu imensos livros e motivou para ler, eu lia pouco mais do que os livros “Uma aventura” e adorava banda desenhada (que ela achava que não era muito bom aquele estilo e linguagem, por isso nunca deu b.d. brasileira (turma da Mónica, etc..) como Tintim, Mafalda, Donald, Mickey

Em adolescente fiquei um pouco perdida no género e nunca fui muito assídua. A partir dos 16/17 anos descobri autores “para adultos” e passei a saber qual o meu estilo e gosto…

Houve alturas que lia em média um livro por semana (principalmente nos transportes públicos e outras alturas que se lia um por mês era muito.

Este ano foi muito atípico e no princípio do ano fiquei com Covid e logo a seguir entrei numa depressão (e luto por uma pessoa muito próxima) que ainda estou a tentar “curar” e por isso parei a minha licenciatura em história e não lia, porque simplesmente não conseguia ler uma frase que fosse e interpretá-la… Desde junho, com outra medicação e maior regularidade nas consultas com a psicóloga e psiquiatra, passei a ler e a entusiasmar as leituras!

Bem introdução feita e agora vamos lá aos meus tesouros e outros se calhar nem tanto da minha biblioteca (acho que já tenho uma quantidade considerável de livros para considerar que tenho uma biblioteca). Existem muitos livros que não vou mostrar (não faz sentido, obvio!), há um uns 2 anos atras para ter espaço para os livros do meu namorado aqui em casa, dei muitos livros (diria que uma centena ou duas (policiais e romances comprados por impulso que nem faziam o meu género)) à SCML que tinha muitos livros técnicos, mas poucos romances na biblioteca deles.

bem isto não é um livro, mas é um dos meus tesouros... o jornal a proclamar a Implantação da Republica, datado de 6 de Outubro de 1910. 

este livro (também em filme, que não quis ver para não estragar a magia deste livro) de banda desenhada comprei-o por impulso porque gostava dos desenhos, mas quase que retrata o meu trabalho e o dia-a-dia dos utentes com os quais trabalho.  

já aqui disse que gosto muito de banda desenhada e adoro este autor e o traço dele.

 um dos principais livros de referência da minha licenciatura, é quase uma bíblia.

o livro referência do meu mestrado. o difícil que foi encontra-lo...

não é referência da minha licenciatura em historia, mas a linguagem é muito simples e fácil de entender. é um livro muito recente, deste ano ou do anterior! 

uma das compras da feira do livro deste ano, é capa dura e eu cresci com os livros do Peter Rabbit por isso será o primeiro livro de um filho que eu possa vir a ter... 

mais compras da feira deste ano, aproveitei a hora H e poupei tanto...

e mais uns livros deste ano também da hora H, exceto os "nove perfeitos desconhecidos"...

já me repito, mas mais uns livros da feira o do João Tordo é recente e por isso não houve promoção da hora H... basicamente já comprei os livros todos para o próximo ano!

o maior tesouro, também foi comprado na feira do livro mas de 1999, o José Saramago estava lá a autografar livros e claro ficou uma lembrança para toda a vida!
mais uns livros de minha infância, como eu adorava ler as aventuras do menino Nicolau e com as ilustrações tão simples e bonitas do Sempé. Cada vez que ia a feira do livro pedia a minha mãe para procura-los e comprarmos.

durante muitos anos quis este livro (talvez outra edição mas também de capa dura e enorme) a minha mãe nunca deu porque era muito caro, só conseguia comprar os livros mais pequenos da Mafalda. Há uns 4 ou 5 anos vi uma promoção na feira do livro e não hesitei, durante dias andei a recordar as tiras da Mafalda e de vez em quando ainda leio. Os livros mais pequenos ainda os tenho. 

as referências para compreender a Arte e as obras de arte, tenho mais mas estes são os que gosto mais.

tenho imensos livros da Taschen, não tenho a coleção toda, mas tenho de todos os artistas que gosto e me identifico.

Já vai longo este post, por isso mostrarei os restantes livros no próximo post, já amanhã!


Sem comentários:

Enviar um comentário