Sim é estranha, mas depois entranha!

Sempre disse que era antiquada, nos gostos musicais, quando o assunto era Festival da Canção (até 2017 não via nem seguia as notícias do festival). Até que em 2017, por mero acaso, paro o meu zapping na altura que Salvador Sobral ia começar a cantar (nem o reconheci porque não tinha visto a intro), eis que ele ganhou a 1°semi-final e eu passei a ter o part-time de "evangelizadora da canção". Nunca na vida tinha-me entusiasmado com uma música nem com a Eurovisão como em 2017!

Em 2018 voltamos a fazer história mas foi porque a Eurovisão foi em Portugal... Confesso que fiquei revoltadissima com quem ganhou (estava a passar o fim-de-semana em Aveiro num hotel e quem estava comigo gozou imenso com a minha revolta, a canção vencedora para mim é odiosa, para não dizer outra coisa).

Este ano o entusiasmo foi imediato mal vi 2 dos 16 artistas (nos primeiros vídeos) no YouTube...

O Matay (que conheço porque é meu colega de trabalho) que canta maravilhosamente bem e que tem uma canção lindíssima, num tom que lembra uma música da Disney (acho eu e 99% das pessoas que ouviram-na) com uma excelente voz (uma das melhores que conheço em Portugal) e uma melodia e arranjo fantásticos muitíssimo bem interpretada e com uma elegância irrepreensível que enche o palco.
 

E o meu favorito que é...

O Conan Osíris, eu não sei dizer porque mas a canção tocou-me (não foi novidade porque já conhecia o trabalho e as músicas dele) e acho francamente que está ali a formula para ganhar em Israel... Tudo é bonito a letra (que encaro como uma metáfora de algo bem mais profundo), a interpretação da musica em palco da parte do Conan e do bailarino e a coordenação de ambos enche o palco.... relativamente ao impacto nas redes sociais e youtube se o vencedor fosse definido pela popularidade sem duvida que o Conan era o vencedor não só nacional como no "universo" internacional (se bem me lembro o impacto da musica do Salvador Sobral também foi imenso e controverso no youtube e nas redes sociais)!

... Mas será uma música vencedora? Na minha opinião sincera e do muito pouco que conheço da Eurovisão, a música do Conan Osíris tem tudo para ganhar, é fora da caixa e de certa forma uma novidade que cativa pela caracterização, interpretação e sonoridade. Quem se lembra dos Lordi o grupo de heavy metal finlandês? Ou da Conchita, a mulher barbuda? Ou da vencedora do ano passado que tinha um visual extravagante e cacarejava, a Netta? Todos tinham um factor novidade, factor fora da caixa, algo que "chocava" e/ ou ia contra o convencional e o clássico. Não me identifico com nenhum dos anteriores vencedores a não ser o Salvador que não foi extravagante mas mostrou uma melodia única que cativou todos. Quanto ao Conan comecei a vê-lo como um fenómeno estranho que depois de "esmiuçar" entranhou-se! Este fim-de-semana foi a 2ª semi-final, que não vi em direto, mas francamente do que vi no youtube nada me cativou o suficiente...

E vocês, o que acham?

1 comentário: