Não tirava uma virgula!


"Como os meios de comunicação protegem os homens do período, mamas com leite e pêlos no corpo

Uma artista indiana/americana, poetisa e afins, publicou no Instagram uma foto sua onde se vê uma mancha do período nas calças e na cama. Essa foto faz parte de uma série de imagens que Rupi Kaur tirou de momentos relacionados com a mestruação, desde dores de barriga, a ter de mudar o penso na casa de banho. As fotos são lindas e basicamente mostram uma coisa pela qual todas as mulheres deste mundo passam uma vez por mês. Ora o Instagram achou que a foto violava os termos e condições da rede social e apagou a foto. And all hell broke loose. Rupi, que ficou aborrecida, respondeu à altura e tocou num ponto assustador: fotos de mulheres ou de miúdas menores em roupa interior e poses sexys, de mamas quase de fora e pipis depilados, é ok. Pequenas manchas de período nas calças e cama, não, que nojo.

Este artigo diz tudo: "Os homens cresceram a acreditar, graças à cultura pop e à publicidade, que os corpos das mulheres existem para eles e se tiverem que ver um corpo de mulher que não seja magro, sem pêlos e pronto para ter sexo - tragam os sais de cheiro."

O pior é que acho que muitas mulheres não pensam nisto. Não lhes ocorre. Esta forma de repressão, de misoginia e desrespeito pelas mulheres está tão enraizada que as próprias mulheres condenam e criticam este tipo de imagens. E fico com pena porque tenho a certeza de que se nos uníssemos, se fossemos gentis umas com as outras, solidárias, bondosas, irmãs, podíamos mandar nesta merda toda e acabar com esta brincadeira. Somos mais, somos tantas. E, no entanto, mais depressa chamamos porca ou puta à colega do lado do que a defendemos se alguém lhe fizer mal.

O Instagram pediu desculpa depois de muitos protestos. Muitas mulheres se uniram e juntaram a sua voz à de Rupi e juntas conseguiram que o Instagram voltasse atrás na decisão inventando que foi tudo um mal entendido.

"As for the people who are scandalized by women’s bodies and their natural functions: You don’t have to “like” it, but you will have to live with it." "
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário