Até amanhã camaradas!

Sob o pseudónimo de Manuel Tiago, o líder histórico do PCP (Álvaro Cunhal assumiu publicamente este pseudónimo em 1994) escreveu vários romances, como o "Cinco Dias, Cinco Noites", adaptado para cinema em 1996 pelo realizador José Fonseca e Costa e com o Paulo Pires e o Vítor Norte como actores principais. Vi este filme quando saiu e apesar de ser nova, as historias que ouvia da época da ditadura sempre me fascinaram, na turma tinha um colega que contava muitas historias do pai que tinha sido preso politico e em casa também ouvia historias sobre casos e factos da época.

Em 2005 o que começou como uma mini-série na SIC é agora adaptado para ao cinema por Joaquim Leitão. Confesso que foi das series (Portuguesas) que mais gostei, tem um elenco de actores fantástico e relata a vida interna do PCP e dos seus militantes nos anos difíceis da II Guerra Mundial, em torno das lutas populares organizadas no vale do Tejo em 1944. Tudo o que tem a ver com está época ditatorial e fascista, a revolução de 1974 e pós 25 de Abril fascina-me bastante e quando aparecem este tipo de series ou filmes que retratam a historia de época eu consumo de imediato com alguma avidez e muita curiosidade. 

Álvaro Cunhal (1913-2005) faria hoje 100 anos e foi para celebrar esta data que o filme estreou no cinema no passado dia 7 de Novembro.

O filme tem no elenco os actores Gonçalo Waddington (fã, sou super fã), Cândido Ferreira, Leonor Seixas, Paulo Pires, Marco D'Almeida, Nuno Nunes, Ivo Ferreira, Adriano Luz e Sara Graça, entre outros.



Sem comentários:

Enviar um comentário