Oh, que peça!

Hoje foi dia de teatro... 
Há alguns meses que não ia e o regresso foi fantástico, a peça é fantástica.

Fui ver o "Condomínio da Rua", com o elenco do Teatro Nacional D. Maria II, que pelo que me foi dito há muito que não se reunia numa só peça. 
 
A peça retrata um grupo de seis sem-abrigos com vivências,  traumas, características e patologias diferentes, temos um traumatizado de guerra, um esquizofrénico, um prostituto, uma toxicodependente, uma alcoólica e uma intelectual, muito bem caracterizados graças ao trabalho de campo dos actores e a consultoria e análise comportamental de Daniel Sampaio. 
É uma peça crua que mostra algo ao qual quase todos tentam ignorar, os sem-abrigo e a sua vida numa cidade perto de si! 
a conversa informal com o elenco de actores, o encenador, o cenógrafo, o escritor e o psiquiatra

No fim, do espectáculo, houve uma conversa informal com o público, onde os actores, encenador e Daniel Sampaio falaram da preparação, das opções artísticas, das inquietações e dos processos de trabalho para o espectáculo. 
Confesso que a peça foi perturbante e tocou-me bastante e por isso é-me difícil critica-la (no bom sentido). Acima de tudo tenho essa dificuldade porque mostraram-me em cena a linha ténue entre o estar bem e o estar mal, entre a sanidade e a insanidade, entre o concreto e o abstracto, entre o viver e o sobreviver, entre o estar numa casa confortável ou estar na rua sem-abrigo. 

Pelo meio ainda tive tempo para ir a livraria do teatro, de onde trouxe o livro "Teatro e Animação", a peça "Memorias de uma vida para esquecer" e um programa original de 1979 da peça "o Lodo"


No fim fomos passear pelo Chiado e tivemos a oportunidade de conhecer o sr Soares, um sr simpatiquíssimo que abriu a loja só para nós e mostrou-nos as suas antiguidades (relíquias religiosas e livros, uma tv dos anos 50/60 e quadros), as preciosidades (um livro antiquissimo com pinturas de Goya) e as suas obras surrealistas, tudo num espaço pitoresco em pleno Chiado! 







Sem comentários:

Enviar um comentário