Psicanalistas a analisarem psicanalistas!

é assim que eu resumo o filme "Um método Perigoso" (o 2º filme que vejo do Cronenberg, apenas porque não gosto de trillers e terror).

Gostei bastante, mas é um filme muito denso, um pouco lento e no fim ficamos a querer ver outra vez para compreende-lo melhor. Fala muito da psicanálise aplicada por Freud (que eu pessoalmente não concordo) e da psicanálise que Jung desenvolve.


Sinopse:

A acção inicia-se em 1905, na Suiça. Uma mulher, Sabina Spielrein (Keira Knightley), é entregue ao cuidado de Dr. Jung (Michael Fassbender). Grita, ri, chora, claramente histérica e a sofrer de alguma espécie de esgotamento. Jung interessa-se em usá-la como primeira paciente de uma revolucionária nova técnica: a psicanálise, desenvolvida em Viena pelo Dr. Freud (Mortensen). O método revela-se um sucesso em Sabina, que, depois de revelar a Jung os seus mais profundos desejos sexuais e traumas, volta a encontrar o equilíbrio mental e começa também ela a estudar Psicologia. Com o primeiro caso psicanalítico resolvido à sua frente, Jung decide contactar Freud e discutir os seus métodos e teorias. Freud concorda, mas, apesar de o talento do seu jovem colega o impressionar, a sua insistência na relevância da religião, telepatia ou misticismo no estudo da Psicologia incomodam-no. Freud vive e respira as suas teorias sexuais, enquanto que Jung se recusa a acreditar que o sexo explique tudo. O envolvimento deste com Sabina fá-lo questionar o que deve ou não ser reprimido, com a constante discórdia entre os dois a causar uma ruptura inevitável.

Aquilo que mais gostei:

A Keira e interpretar a fase louca de Sabina, as expressões faciais e corporais estão fantásticas, depois da sua cura no filme as atenções da trama centram-se nas personagens Dr. Jung (Michael Fassbender) e Dr. Freud (Viggo Mortensen), diálogos fantásticos mas por vezes muito técnicos.

Viggo Mortensen está fantástico como Dr. Freud

A pequena participação de Vicent Cassel que interpreta o louco e Otto Gross um psiquiatra psicótico que Jung recebeu no hospital onde trabalhava, os diálogos entre os dois médicos, onde um é doente e outro é o medico, são fantásticos, Cassel está fantástico e abafa Fassbender nos diálogos.

O facto de os personagens serem todos verdadeiros e o filme basear-se na sua totalidade em factos veridicos:
Carl Gustav Jung (Kesswil, 26 de julho de 1875 — Küsnacht, 6 de junho de 1961) foi um psiquiatra suíço e fundador da psicologia analítica, também conhecida como psicologia junguiana.

Sigmund Freud, (Příbor, 6 de maio de 1856 — Londres, 23 de setembro de 1939), foi um médico neurologista judeu-austríaco, fundador da psicanálise.
Sabina Spielrein (Rostov, 1885 — 1942) foi uma das primeiras mulheres psicanalistas do mundo. Russa, de uma família de judeus, foi assassinada em 1942 por soldados nazis.
Entre 1904 e 1905, Spielrein esteve internada no hospital Burghölzli em Zurique, onde trabalhava Carl Jung. Entre 1904 e 1911, estabeleceu forte relação afectiva com Jung. Posteriormente, após Spielrein sair do hospital e começar a estudar medicina, teve Jung como seu mentor de dissertação. Até mesmo o próprio trabalho de Jung adquiriu certa influência de Spielrein.
Graduou-se em 1911, defendendo uma dissertação sobre um caso de esquizofrenia. No mesmo ano, foi aceita como membro da Sociedade de Psicanálise de Viena.
Otto Gross (1877 - 1920) foi um psiquiatra psicótico inspirador da teoria bleueriana da esquizofrenia. Gross foi atendido por Jung na segunda década do século XX. Este homem foi um dos primeiros responsáveis pela "libertação sexual"
(Factos históricos retirados da Wikipedia)

Aquilo que eu não gostei:

Ser lento em algumas cenas e a passagem no tempo ser rápida demais.

A personagem de Keira perde virtudes e é apagada pelos outros personagens.

O papel pequeno de mais de Vicent Cassel.
Ter de vê-lo outra vez para ver pormenores que me escaparam por ser tão denso.

Sem comentários:

Enviar um comentário