Dia da Mulher!!! Um SER fantastico...

Vou transcrever algumas frases do livro que estou a ler agora! Shhht (não digam a ninguém)...

"... De facto, se sobrevivemos ao longo de milhões de anos , foi graças à capacidade de Eva* para adaptar o seu corpo às mudanças evolutivas e, concretamente, o desenvolvimento das suas ancas. Se não o tivesse feito, nunca teríamos podido nascer com um cérebro maior e com as restantes características fisiológicas próprias da nossa espécie. (...) André Breton (1896-1966) profetizava: "O futuro da humanidade é a mulher"..."

Eva* - "Eva mitocondrial" o nosso ancestral comun mais recente.

"... Avó (...) "Sem a existência desta instituição única, provavelmente o nosso cérebro não teria chegado a completar a sua evolução". A invenção consistiu em adiantar a menopausa das mulheres, praticamente inexistentes noutras espécies, e todas as mudanças genético-emocionais subsequentes. Entre outras:
- Assegurar que as crianças nascessem de mães suficientemente jovens para as poder criar;
- permitir que as últimas energias das fêmeas homo se concentrassem no auxílio às suas filhas mães, em vez de competir com elas pela reprodução;
- reduzir o risco de mortalidade durante o parto, assim como o risco de malformações e abortos;
- e, num mundo de elevada mortalidade, graças à experiencia das sobreviventes, reforçar a educação dos recém-nascidos.
A menopausa, em suma, longe de parecer uma "doença", terá sido um fenómeno natural e histórico destinado a conservar a vida e fortalecer a inteligência dos seres humanos? Os homens, cujo corpo apenas se limitou a adoptar o andar erecto, sempre tiveram um papel secundário no arriscado jogo da infância humana. Por isso, a andropausa não existe na espécie humana. Na verdade, alguns homens nem sequer existiram..."

Retirado do livro "História do mundo sem as partes chatas" de Fernando G. Blázquez

Sem comentários:

Enviar um comentário